domingo, 12 de setembro de 2010

A escola

Escola é...
o lugar onde se faz amigos,
não se trata só de prédios, salas e quadros,
programas horários conceitos...
Escoa é sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima
O diretor é gente                                                                                                    
O coordenador é gente, o professor é gente,
o aluno é gente,                                                                                     
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de "ilha cercada de gente por todos os lados".
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir                                                     
que não tem amizade a ninguém,                                                                
nada de ser como o tijolo que forma a parede,
indiferente, frio,só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver, é se "amarrar nela"!Ora, é lógico...
numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se,
ser feliz.
                   Paulo Freire

 


Álbum vários momentos da Hélio Nunes


domingo, 5 de setembro de 2010

Estrutura Organizacional da Escola

A escola atende mais ao menos há 244 alunos distribuídos em nove turmas do primeiro ao quinto ano, em projetos específicos de alfabetização de jovens e adultos(EJA) e ao programa do Instituto Airton Sena, que na escola contempla duas turmas. A classe do Se Liga que atende alunos com idade defasada do primeiro  e segundo ano e o Acelera que atende alunos do terceiro, quarto e quinto ano. A unidade escolar conta com dez funcionários do quadro efetivo e uma em condição de trabalho temporário: A gestora, duas secretárias, duas serventes e seis professoras sendo cinco delas graduada em pedagogia e duas estão cursando.
A gestora da escola atua na unidade escolar há mais de oito anos, seis como professora e um e meio como gestora. Por acreditar que a escola não pertence ao governo, aos gestores e professores e sim a comunidade, que a escola, tem um papel democratizante na medida em que ofereça a mesma oportunidade para todos, e  que o ensino é fundamental para a sociedade porque ele pode ser definitivo para ajudar todas as crianças a desenvolverem-se em um momento crucial do seu crescimento. A gestora juntamente com todos os funcionários da Hélio Nunes de Morais, a fim de tornar o ensino mais significativo disponibilizaram para essa instituição seus verdadeiros instrumentos de trabalho: seu saber, suas ideias, sua capacidade de criar condições de aprendizagem, enfim seu crescimento.








sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Seminário escola, família e suas responsabilidades

Este evento foi a primeira ação do Projeto de Intervenção e teve como objetivo:
Favorecer uma participação que gere compromisso da família com a aprendizagem e o sucesso escolar do aluno incentivando a participação da mesma na escola e esta, ampliar seu envolvimento com a comunidade onde está inserida, não se esquecendo de atualizar suas práticas pedagógicas, voltada para o comprometimento mútuo e interrelação entre as mesmas.


                                                    

 
No seminário houve apresentações dos alunos do quinto ano. Essas apresentações fizeram parte da culminância da Olimpíada de Língua Portuguesa escrevendo o futuro. E foi apresentada para os pais a fim de mostrar os talentos dos filhos e fazerem sentir-se parte desse contexto.





Logo depois foi apresentada uma palestra falando da importância dos pais na escola, da ajuda dos mesmos na educação dos filhos, e na implantação de valores, fatores preponderantes para um ensino de qualidade e uma melhor aprendizagem dos estudantes matriculados na unidade escolar.



Para finalizar foi mostrado o video Tua família-anjos de resgate


quinta-feira, 2 de setembro de 2010





A escola Hélio Nunes
                                                        

Aula ao ar livre

Alunos do segundo ano numa aula de educação física.      
                                                                                                        

                                                                    

Fotos da Hélio Nunes

Cantando o hino nacional

Perfil da comunidade de entorno

A comunidade local da vila é muito pobre, a maioria mora em casas de madeira ou taipa, contudo nos últimos tempos observa-se muitas construções de bloco no entorno da vila, percebendo-se uma melhora em relação a questão moradia. A condição financeira da comunidade se resume em aposentados, agricultores e pescadores. O comércio local tem pequenas mercearias e vendas ambulantes de roupas, calçados, panelas, bijouterias, perfumes e outros.
O nível de escolaridade da população local varia de acordo com a faixa etária. A maioria dos moradores da terceira idades dessa comunidade são semianalfabetos ou analfabetos. Dos adultos poucos concluíram o ensino fundamental, outros procuram as classes de Educação de Jovens e Adultos onde concluem a quarta série e por vários motivos não conseguem seguir adiante principalmente por não ter escola do sexto ao nono ano no bairro. Os jovens e adolescentes também concluem seus estudos em colégios no centro da cidade, motivo que leva a instituição a dar foco na aprendizagem para que seu educando não tenha dificuldades nas séries e nos colégios subsequentes.

Perfil dos estudantes

Neste estabelecimento de ensino estudam alunos na sua maioria muito pobres, moram em casas de madeira ou taipa.Uma minoria reside em casas de bloco. As atividades econômicas das famílias dos estudantes são diversificadas divididas entre setor primário como pequenos agricultores, lavradores, construtores civis,pescadores e outras profissões também de baixa renda.Os alunos não dispõem de assistência médica oftalmológica nem odontológica oferecida especialmente pela escola, mas pode contar com o programa de saúde da família que atende a 687 famílias cadastradas.
Os estudantes da unidade escolar sofrem com a desestrutura familiar.Por falta de orientações e inclusão de valores, alguns alunos são indisciplinados, não respeitam o próximo , quando se sentem ameaçados reagem com violência,ou seja reproduzem o que veem em casa.
O acompanhamento ineficiente de grande parte das famílias pela educação de seus filhos, tanto no desenvolvimento escolar como na não formação de valores morais gera indisciplina no aluno e dificulta o aprendizado dele mesmo e dos colegas.

Caracterização da escola

A escola municipal Hélio Nunes de Morais, construída no ano de 1983 e ampliada no ano de 1997. Situada na praça de Santana-vila de Itajaí. O nome surgiu de uma escolha política devido um acidente ocorrido num comício que vitimou o Sr. Hélio Nunes de Morais no local onde posteriormente foi construída a escola. Devido à origem de o nome ter partido de uma história triste, alguns moradores cogitam a possibilidade de mudança do mesmo.
Por estar localizada numa vila que tem muitas histórias de tradições e costumes, nos últimos anos trabalhou-se a relação esntre o presente e o passado de Itajaí, com perspectivas futuras. Projetos que anteciparam o centenário de Emancipação Política de Ituberá-Ba. E é nessa reflexão conjunta que podemos definir metas e buscar caminhos para elaborar sua própria forma de lidar com situações envolvendo comportamentos e atitudes que considerem importantes.
Tomando os( PCNS) Parâmetros Curriculares Nacionais como referência de qualidade, a escola Hélio Nunes de Morais se propõe a oferecer um ensino multidisciplinar respeitando as diversidades culturais, regionais, religiosas, étnicas e políticas que regem a sociedade, atuando de maneira decisiva no processo da cidadania.
O esforço da equipe escolar tem mostrado bons resultados. O IDEB em 2007 foi 2.2. Em 2009 aumentou para 3.1.